A História da Depilação



Desde a antiguidade as pessoas fazem depilação. Há relatos do Egito antigo de que se utilizavam da argila, sândalo e mel para retirar pelos da axila, dando origem às técnicas de depilação com cera (cera egípcia). Na Grécia Antiga, foi desenvolvido um instrumento denominado estrigil (varinha com cerca de 30cm com a ponta curva).


Nem mesmo os povos primitivos abriram mão da possibilidade de remover seus pelos através da depilação. Há registros de que as índias não possuíam pelo pubiano. Em princípio imaginou-se que elas simplesmente tinham nascido sem ele, mas pouco tempo depois se descobriu que, na verdade, elas raspavam os pelos com a espinha do peixe-lixa (SENAC, 2004).


Já no século XX, as coisas mudaram à medida que as roupas foram ficando mais curtas e justas, o corpo foi se mostrando e não era nada agradável mostrar axilas e pernas peludas – exceto pelo período do movimento Hippies de 1960 e 1970, que pregavam a liberdade e desprendimento com rótulos da sociedade.


Depois dessa época o hábito de arrancar os pêlos passou de um conceito de estética para um hábito de higiene pessoal. A cada ano podemos ver que ceras, instrumentos ou métodos são lançados com a intenção de melhorar e aprimorar as técnicas de depilação, buscando alcançar mulheres e homens.


A profissão depiladora e curso de depilação.

Esta(e) profissional sempre é necessário num salão de beleza, spa ou clínica de estética. Precisa de treino e bastante conhecimento de biossegurança, afinal vamos lidar com todas as regiões corporais. No mercado hoje temos profissionais de depilação especialista em cliente masculino, um público-alvo em ascensão. A renda de um profissional de depilação pode variar muito mas em média dá para faturar até uns R$ 3 mil por mês. O investimento em equipamentos e treinamentos é relativamente baixo, portanto o retorno do capital investido é rápido. A sugestão é que o profissional se especialize em todos os métodos existentes no mercado para atender a todos os públicos.


Até a próxima pessoal

5 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • whatsapp-logo-1-1