Colorimetria aplicada a Micropigmentação


Decidi escrever este guia completo de Colorimetria com aplicação na Micropigmentação pois tenho visto muita gente com dúvidas em relação a este assunto que considero de extrema importância para nós que somos micropigmentadores.


Círculo Cromático

O círculo cromático para quem ainda não o conhece é uma ferramenta muito utilizada por designers, maquiadores, profissionais da moda e por muitos artistas ligados a pintura. Digamos que esta ferramenta nos orienta, quando utilizada da forma correta, a entender as misturas de cores, e isso nos trará uma maior compreensão de quais cores combinam.


Cores Primárias

Vamos voltar um pouco lá atrás para lembrarmos a respeito das cores primárias. Lembra das aulas de Educação artística quando aprendemos que através do Azul, Vermelho e também o Amarelo poderíamos criar qualquer outras cores? Mas Gisele, o que isso tem a ver com Micropigmentação ? Absolutamente tudo, as misturas dessas cores primárias resultam em inúmeros tons de pele, algumas com tons mais amarelados, outras com um tom mais puxado para o rosado só para citar alguns. A profissão de micropigmentadora deve ter estes conhecimentos no momento de saber qual o pigmento correto deve ser aplicado ao tom de pele de sua cliente. E vou te dizer, o que tem de gente “patinando” no momento de aplicar o tom mais adequado. Como sempre lembro aqui, temos uma responsabilidade imensa sobre a auto estima de nossos clientes então bora aprender para fazer direitinho.


Cores Secundárias

As cores secundárias são justamente as cores que são formadas pela mistura de duas cores primárias em partes iguais. Antigamente esta teoria de pimentos era restrito aos pintores como por exemplo o sistema RYB, que emprega a teoria de cores usadas por Leonardo Da Vinci, só para citar.


Cores Terciárias

Já as cores terciárias são compostas pela junção de uma cor primária e uma cor secundária. Tome nota: Ao todo são seis cores que você precisa saber, são elas: Laranja = vermelho + amarelo oliva = verde + amarelo turquesa = verde + ciano celeste = azul + ciano violeta = azul + magenta rosa = vermelho = Magenta.


Cores Frias e Cores Quentes

Agora que já aprendemos o que são cores Primárias, Secundárias e Terciárias precisamos entender o que são as Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. E também compreender o que são as Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado. Cores quentes transmitem uma sensação de Calor quanto as cores frias gelo.


Não pensem que Colorimetria acabou por aqui, darei continuidade a este assunto muito em breve.


Gostaram do post? Deixe seu comentário abaixo, vamos conversar.



46 visualizações

2020 - Espaço Gisele Ferreira - Cursos na área de Beleza