Micropigmentação labial: o guia completo


Micropigmentação de Lábios - o guia completo

Esse é um procedimento que vem ganhando cada vez mais popularidade e a procura está aumentando. Mas o que é esse procedimento e como ele é feito? Nesse post será explicado tudo o que você precisa saber sobre a micropigmentação labial.


O que é Micropigmentação Labial?

Esse procedimento se trata da aplicação de pigmento nos lábios com a finalidade de definir o contorno dos lábios, para deixá-lo mais definido, e também alterar o tom de cor dos lábios.


Geralmente procurado por quem tem lábios mais finos, esse procedimento permite corrigir assimetrias no desenho dos lábios, para disfarçar sinais de envelhecimento. Também é usado para casos de perda tecidual dos lábios causada por acidentes. Por causa desse tratamento acontece a regeneração do tecido labial gerando a reconstrução do colágeno.


Como é feita a Micropigmentação dos Lábios?

O procedimento é feito por meio do aparelho chamado dermógrafo, que possui micro agulhas na ponta. A aplicação dos pigmentos nos lábios funcionam com o mesmo princípio da tatuagem mas de modo bem mais superficial na camada da pele.


A cor do pigmento que será usada fica a critério do cliente, mas é bom lembrá-lo de escolher um tom que esteja de acordo com seu tom de pele para ter um resultado mais natural.


A Micropigmentação é perigosa?

Como todo procedimento que envolve a penetração de agulhas na pele, é necessário muito cuidado e profissionalismo na hora de ser realizado. Deve ser levado em conta possíveis alergias aos pigmentos e se atentar a esterilização do aparelho e uso de agulhas descartáveis.


Por isso o cliente deve ser orientado a ir ao dermatologista antes de realizar o procedimento para saber se existe a possibilidade de uma reação alérgica.


Esse procedimento é doloroso?

Devido às pequenas agulhas, a micropigmentação pode causar certo desconforto mas depende muito da sensibilidade de cada pessoa. Mas no procedimento é utilizado um anestésico para amenizar a dor.


Cuidados antes e depois

Antes do procedimento ser feito, é necessário que os lábios estejam hidratados e sem machucados ou lesões, por menores que sejam. Se os lábios estiverem ressecados e rachados, os pigmentos não irão penetrar na pele completamente e será necessário um retoque do procedimento bem mais rápido.


Os cuidados depois são bem importantes e devem ser levados a sério. Logo após dois dias começa a cicatrização dos lábios e durante a primeira semana aparecem as “casquinhas” que são uma forma natural do corpo de proteção. Essas casquinhas NUNCA devem ser retiradas. Também não se deve usar batom na primeira semana, mas mantenha-os sempre limpos para evitar infecções, hidratados e protegidos do sol com hidratante labial ou protetor solar mesmo.


Quanto tempo dura?

Tudo depende dos cuidados da pessoa e de quanto tempo o corpo dela levará para expelir os pigmentos. Pode durar de 8 meses até 2 anos. A cor vai clareando bem aos pouquinhos.

Contraindicações

Esse procedimento é contraindicado para alguns casos e por isso deve ser perguntado ao cliente como está sua saúde. As contraindicações são:

Pessoas com diabetes em desequilíbrio; grávidas e que estão amamentando; pessoa em tratamento de câncer; pessoas com infecção bacteriana; pessoas com lesão nos lábios, como a herpes; pessoas que fazem uso de anticoagulantes; pessoas com histórico de quelóide, pessoas com acne inflamatória e verrugas. Se você gostou deste post e quer receber mais dicas fique atento as nossas redes sociais, sempre estamos postando conteúdo no Instagram e Facebook e também aqui em nosso blog do site.

Beijos

132 visualizações0 comentário